Candidatos MyISCE Plataforma E-Learning Biblioteca Digital B-Learning Qualidade Webmail
ISCE Douro

Visita de Estudo ao Centro de Interpretação das Minas de ouro de Castromil e Banjas


  • 02/03/2023

Em janeiro, as turmas de Educação Básica (1.º ano) e Mestrado em Educação Pré-Escolar e  Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano) do nosso Instituto, deslocaram-se com o docente José Carlos Meneses, ao Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas, no concelho de Paredes. A técnica Superior da Câmara Municipal de Paredes, Dr.ª Antónia Silva, conduziu a visita de forma elevada, disponibilizando-se para as questões que iam surgindo. A visita foi muito proficua na consolidação dos conhecimentos apreendidos ao longo das últimas aulas ainda que não tenha sido possível visitar uma galeria por constrangimentos de lama e humidade.

O domínio romano do Noroeste da Hispânia inicia-se dois séculos antes de Cristo, sabendo-se da extraordinária abundância de recursos minerais da Hispânia, que seguiam para Roma. Os vestígios pertencem aos séculos I e IV d.C., registando-se a extração mineira em poços, galerias e cortas. Na lavagem do minério, os romanos recorriam às linhas de água existentes nas Banjas e, em Castromil, ao rio Sousa.

Depois da romanização, terá havido atividade mineira nos séculos XV e XVII, em finais do século XIX até meados do século XX; em finais do século XX e já no século XXI referem-se prospeções mineiras na região.

Por fim, estudantes e docentes retiveram algumas máximas: Nem tudo o que reluz é ouro / o silêncio é de ouro / a beleza atrai mais do que o ouro / ouro sobre azul.

  • Galeria
Partilhar