Acreditado pela A3ES e registado na DGES com o n.º R/ A -Cr215/2015 da DGES, de 24 de agosto de 2015
Publicado na 2.ª série do Diário da República, n.º 204, de 19 de outubro de 2015
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Marlene Barra |
20 |
| Apresentação do Curso
Este ciclo de estudos tem como objetivo formar profissionais com as competências fundamentais em Educação Básica, consideradas num conjunto de domínios da mediação e dinamização de grupos, indivíduos e comunidades, num quadro de abrangência capaz de dar respostas aos complexos problemas que se colocam na sociedade atual e num mundo globalizado. Objetiva-se a formação de profissionais capazes de dominar os conteúdos de índole científica, humanística, artística, social e cultural, necessários ao exercício da sua função, através do desenvolvimento das competências necessárias ao seu sucesso pessoal e profissional e ao sucesso dos grupos com quem venham a trabalhar. A promoção da assunção de atitudes e de práticas investigativas, através da estimulação da curiosidade e do gosto do saber, numa ótica social, científica, tecnológica, cultural e ambiental, é tida como indispensável à correta formação tanto do indivíduo enquanto cidadão, quanto do futuro profissional.
| Acreditação do Curso
Acreditado em 02/06/2015
Deliberação da A3ES
| Grau ou Diploma Conferido
Licenciado
| Objetivos de Aprendizagem
Os estudantes, no final do CE, deverão ser capazes de: demonstrar conhecimentos, aptidões e competências no domínio da Educação, que revelem condições que permitam assegurar o prosseguimento para o 2.º ciclo de estudos. Mobilizar conhecimentos, aptidões e competências no domínio educativo relevantes para um desempenho de qualidade na ação em contextos educativos diversos e públicos de diferentes faixas etárias. Conceber, desenvolver e avaliar unidades de ensino-aprendizagem sustentadas na capacidade analítica e crítica. Praticar uma atitude investigativa permanente sustentada pelo conhecimento e adequação metodológica a contextos diversificados. Desenvolver uma formação de base na área da docência, sólida e estruturada, baseada na aquisição de saberes das várias áreas de conhecimento implicadas na Educação. Fundamentar opções pedagógicas baseadas na contextualização das dimensões ética, cívica, cultural e científica, projetando o sucesso educativo dos grupos com que trabalha.
| Saídas Profissionais
Prosseguimento de estudos para os mestrados profissionalizantes (2.º ciclo de estudos); Exercício de funções em contextos educativos não formais, como, por exemplo, carreira técnica superior da administração central, local e autárquica e quadros superiores de empresas ou de outras instituições privadas, bem como o desenvolvimento de atividade independente qualificada.
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA | ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
1.º Ano / 2.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
2.º Ano / 1.º semestre |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
25 (teórico-práticas) / 30(prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
Opção I: | ||
Inglês | 25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
Espanhol | ||
Mandarim | ||
2.º Ano / 2.º semestre |
||
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
3.º Ano / 1.º semestre |
||
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teórico-práticas) / 30 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
5 |
|
30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) |
8 |
|
Opção II: |
||
35 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação |
||
Opção III: |
||
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
2 |
|
10 (teórico-práticas) / 15 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
||
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
||
25 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
||
3.º Ano / 2.º semestre |
||
20 (teórico-práticas) / 25 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 20 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
20 (teórico-práticas) / 70 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) |
4 |
|
55 (teórico-práticas) / 5 (orientação tutorial) |
6 |
|
30 (teórico-práticas) / 100 (estágio) / 10 (orientação tutorial) |
8 |
| Documentos
| Contactos
Coordenação: Prof. Doutora Marlene Barra
Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.
Lurdes Pereira
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)