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ISCE Douro

Aviso n.º 15740/2020, Diário da República, 2.ª série – N.º 195 – 07 de outubro de 2020

 

| Coordenação

 Número de Vagas

Cátia Vaz

25

 

| Apresentação do Curso

 

O propósito deste ciclo de estudos é oferecer formação que favoreça o amadurecimento intelectual e humano, através da construção de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção e mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais, favorecendo a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa, da comunidade, inclusão social e profissional, responsabilidade cívica e competência profissional.

 

| Acreditação do Curso

 

Acreditado em 02/06/2020

Deliberação da A3ES

 

| Grau ou Diploma Conferido

 

Licenciado

 

| Provas de Ingresso

 

Uma das seguintes: 

- 09 – Geografia

-  11  – História

- 18  – Português

 

| Objetivos de Aprendizagem

 

Os estudantes de Educação Social do ISCE Douro deverão ser capazes de:

  • Desenhar, desenvolver e avaliar projetos e serviços sociais e educativos;

  • Dirigir e coordenar equipamentos socioeducativos e respetivas respostas sociais e educativas,

  • Conhecer e aplicar estratégias e metodologias de intervenção socioeducativa junto de populações vulneráveis e culturalmente diversas no sentido do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e profissionais;

  • Desenvolver atividades socioeducativas, culturais e de animação;

  • Desenvolver processos de qualidade e inovação, de modo eficaz e sustentável;

  • Trabalhar em equipa e promover uma cultura de paz através da promoção dos direitos humanos, dos princípios democráticos, do princípio da igualdade e da acessibilidade universal.

 

| Saídas Profissionais

 

No âmbito da intervenção comunitária:

  • Conceção, desenvolvimento e avaliação de programas e projetos socioeducativos.

  • Gestão e direção de instituições e recursos socioeducativos.

  • Desenvolvimento e promoção sociocultural.

  • Mediação social, cultural e educacional.

  • Análise e pesquisa de contextos socioeducativos.

  • Formação de agentes de intervenção socioeducativa, atendendo a grupos sociais em situação de vulnerabilidade e com vivências de risco.

No âmbito da intervenção socioeducativa:

  • Animação e Intervenção Comunitária.

  • Intervenção Socioeducativa com Crianças, Adolescentes, Adultos, Família e Idosos.

  • Tempo Livre e Lazer.

  • Educação de Adultos.

  • Intervenção Socioeducativa, Cidadania, Ambiental, Saúde, Género, Cooperação intercultural, Desvio e Risco, Direção de equipamentos Socioeducativos.

  • Intervenção socioeducativa com minorias e grupos sociais desfavorecidos.

  • Mediação Socioeducativa. 

 

| Plano de Estudos

UNIDADE CURRICULAR CARGA HORÁRIA ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

Pedagogia e Educação Social

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social

15 (teórico-práticas) 15 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial)

3

Antropologia Social e Cultural

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

5

Sociologia do Tempo Livre e do Lazer

15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

4

Metodologias de Investigação Socioeducativa

20 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 20 (orientação tutorial)

6

Políticas Socioeducativas e Direitos Humanos

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

 

1.º Ano / 2.º semestre

Ética e Deontologia em Educação Social

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Psicologia do Desenvolvimento

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

5

Modelos de Intervenção Socioeducativa

30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

4

Animação e Intervenção Comunitária

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Sociologia da Educação

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Opção 1:

   

Técnicas de Expressão e Comunicação

15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial)

3

Inglês

2.º Ano / 1.º semestre

Intervenção Socioeducativa para a Família e o Idoso

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

5

Educação para a Saúde

15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial)

3

Intervenção Socioeducativa para a Criança e o Adolescente

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

5

Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção em Educação Social

20 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial)

5

Observação em Contexto (Estágio)

200 (Estágio)

9

Opção 2:

   

Ecologia Social e Educação Ambiental

15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial)

3

Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Social

2.º Ano / 2.º semestre

Interculturalidade, Minorias e Grupos Vulneráveis

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Organização e Direção de Equipamentos Socioeducativos

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

5

Intervenção Socioeducativa em Contextos Desviantes e de Risco

20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial)

6

Educação de Adultos

30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial)

4

Observatório em Educação Social

15 (teórico-práticas) 25 (prática laboratorial) 20 (orientação tutorial)

6

Opção 3:

   

Psicologia Social e Dinâmicas de Grupos

15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial)

3

Mediação Socioeducativa e Cidadania

3. Ano / 1.º e 2.º Semestres

Seminário (anual)

60 (teórico-práticas) 120 (prática laboratorial) 60 (orientação tutorial)

18

Estágio (anual)

1000 (Estágio)

42

| Documentos


| Contactos

CoordenaçãoProf. Doutora Cátia Vaz    

Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca em 2020, Mestre em Educação Social, pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2012 e Licenciada em Educação Social, pelo mesmo desde 2007. Possui Formação de Formadores em Empreendedorismo Social; possui certificação na área e domínio D13 Educação para a Cidadania pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão, desde 2017. Investigadora e autora de artigos científicos, na área do Bullying Escolar/Cyberbullying e da Demência de Alzheimer. Membro do Centro de Investigação CI-ISCE e colaboradora do Centro de Investigação SEVIN (SOCIEDAD, EDUCACION, VIOLENCIA E INFANCIA); Supervisora Técnica na Casa de Trabalho Doutor Oliveira Salazar, em Bragança. Coordenadora da Licenciatura em Educação Social e do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário do ISCE Douro; docente deste mesmo Instituto. Formadora em distintas áreas, noemadamente: sociais, educacionais e tecnológicas; Membro dos conselheiros para a Igualdade de Género; Oradora em congressos nacionais e internacionais. Membro de júris de mestrado.

Ainda em termos profissionais e da promoção da Educação Social já trabalhou com distintas populações entre elas: Toxicodepentes; Idosos; Crianças e Jovens (CPCJ) -Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Reclusos; Adultos/desempregados (em contexto formativo/formação); Crianças do 1º,2º,3º ciclos e ensino secundário (em contexto de trabalho de prevenção do bullying escolar); Professores do 1º, 2º 3º Ciclos, Secundário e Educadores de Infância (na Nova Estratégia Nacional para a Cidadania); é autora do Jogo Didático, direcionado para a Prevenção Primária do Bullying Escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” e do “Playing and Smiling the Bullying Let’s Prevent”, com o qual ministra como Educadora Social Workshops, assim como apresentações do instrumento didático, de Norte a Sul do país, incluindo ilhas e estrangeiro.


 
Lurdes Pereira 
Ondina Monteiro


secretaria@iscedouro.pt


255 318 550

(chamada para rede fixa nacional)


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