Aviso n.º 15740/2020, Diário da República, 2.ª série – N.º 195 – 07 de outubro de 2020
| Coordenação |
Número de Vagas |
Cátia Vaz |
25 |
| Apresentação do Curso
O propósito deste ciclo de estudos é oferecer formação que favoreça o amadurecimento intelectual e humano, através da construção de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção e mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais, favorecendo a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa, da comunidade, inclusão social e profissional, responsabilidade cívica e competência profissional.
| Acreditação do Curso
Acreditado em 02/06/2020
| Grau ou Diploma Conferido
Licenciado
| Provas de Ingresso
Uma das seguintes:
- 09 – Geografia
- 11 – História
- 18 – Português
| Objetivos de Aprendizagem
Os estudantes de Educação Social do ISCE Douro deverão ser capazes de:
Desenhar, desenvolver e avaliar projetos e serviços sociais e educativos;
Dirigir e coordenar equipamentos socioeducativos e respetivas respostas sociais e educativas,
Conhecer e aplicar estratégias e metodologias de intervenção socioeducativa junto de populações vulneráveis e culturalmente diversas no sentido do desenvolvimento das competências pessoais, sociais e profissionais;
Desenvolver atividades socioeducativas, culturais e de animação;
Desenvolver processos de qualidade e inovação, de modo eficaz e sustentável;
Trabalhar em equipa e promover uma cultura de paz através da promoção dos direitos humanos, dos princípios democráticos, do princípio da igualdade e da acessibilidade universal.
| Saídas Profissionais
No âmbito da intervenção comunitária:
Conceção, desenvolvimento e avaliação de programas e projetos socioeducativos.
Gestão e direção de instituições e recursos socioeducativos.
Desenvolvimento e promoção sociocultural.
Mediação social, cultural e educacional.
Análise e pesquisa de contextos socioeducativos.
Formação de agentes de intervenção socioeducativa, atendendo a grupos sociais em situação de vulnerabilidade e com vivências de risco.
No âmbito da intervenção socioeducativa:
Animação e Intervenção Comunitária.
Intervenção Socioeducativa com Crianças, Adolescentes, Adultos, Família e Idosos.
Tempo Livre e Lazer.
Educação de Adultos.
Intervenção Socioeducativa, Cidadania, Ambiental, Saúde, Género, Cooperação intercultural, Desvio e Risco, Direção de equipamentos Socioeducativos.
Intervenção socioeducativa com minorias e grupos sociais desfavorecidos.
Mediação Socioeducativa.
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
Pedagogia e Educação Social |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Seminário Interdisciplinar de Expressões em Contexto de Educação Social |
15 (teórico-práticas) 15 (prática laboratorial) 5 (orientação tutorial) |
3 |
Antropologia Social e Cultural |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Sociologia do Tempo Livre e do Lazer |
15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
4 |
Metodologias de Investigação Socioeducativa |
20 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Políticas Socioeducativas e Direitos Humanos |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
|
1.º Ano / 2.º semestre |
||
Ética e Deontologia em Educação Social |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Psicologia do Desenvolvimento |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Modelos de Intervenção Socioeducativa |
30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
4 |
Animação e Intervenção Comunitária |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Sociologia da Educação |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Opção 1: |
||
Técnicas de Expressão e Comunicação |
15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
Inglês |
||
2.º Ano / 1.º semestre |
||
Intervenção Socioeducativa para a Família e o Idoso |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Educação para a Saúde |
15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
Intervenção Socioeducativa para a Criança e o Adolescente |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Desenho, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos de Intervenção em Educação Social |
20 (teórico-práticas) 20 (prática laboratorial) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Observação em Contexto (Estágio) |
200 (Estágio) |
9 |
Opção 2: |
||
Ecologia Social e Educação Ambiental |
15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação Social |
||
2.º Ano / 2.º semestre |
||
Interculturalidade, Minorias e Grupos Vulneráveis |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Organização e Direção de Equipamentos Socioeducativos |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
5 |
Intervenção Socioeducativa em Contextos Desviantes e de Risco |
20 (teóricas) 20 (teórico-práticas) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Educação de Adultos |
30 (teórico-práticas) 10 (orientação tutorial) |
4 |
Observatório em Educação Social |
15 (teórico-práticas) 25 (prática laboratorial) 20 (orientação tutorial) |
6 |
Opção 3: |
||
Psicologia Social e Dinâmicas de Grupos |
15 (teóricas) 15 (teórico-práticas) 5 (orientação tutorial) |
3 |
Mediação Socioeducativa e Cidadania |
||
3. Ano / 1.º e 2.º Semestres |
||
Seminário (anual) |
60 (teórico-práticas) 120 (prática laboratorial) 60 (orientação tutorial) |
18 |
Estágio (anual) |
1000 (Estágio) |
42 |
| Documentos
| Contactos
Coordenação: Prof. Doutora Cátia Vaz
Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca em 2020, Mestre em Educação Social, pelo Instituto Politécnico de Bragança desde 2012 e Licenciada em Educação Social, pelo mesmo desde 2007. Possui Formação de Formadores em Empreendedorismo Social; possui certificação na área e domínio D13 Educação para a Cidadania pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Docente na Escola Superior de Educação de Bragança do Departamento de Ciências da Educação e Supervisão, desde 2017. Investigadora e autora de artigos científicos, na área do Bullying Escolar/Cyberbullying e da Demência de Alzheimer. Membro do Centro de Investigação CI-ISCE e colaboradora do Centro de Investigação SEVIN (SOCIEDAD, EDUCACION, VIOLENCIA E INFANCIA); Supervisora Técnica na Casa de Trabalho Doutor Oliveira Salazar, em Bragança. Coordenadora da Licenciatura em Educação Social e do CTeSP em Serviço Familiar e Comunitário do ISCE Douro; docente deste mesmo Instituto. Formadora em distintas áreas, noemadamente: sociais, educacionais e tecnológicas; Membro dos conselheiros para a Igualdade de Género; Oradora em congressos nacionais e internacionais. Membro de júris de mestrado.
Ainda em termos profissionais e da promoção da Educação Social já trabalhou com distintas populações entre elas: Toxicodepentes; Idosos; Crianças e Jovens (CPCJ) -Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Reclusos; Adultos/desempregados (em contexto formativo/formação); Crianças do 1º,2º,3º ciclos e ensino secundário (em contexto de trabalho de prevenção do bullying escolar); Professores do 1º, 2º 3º Ciclos, Secundário e Educadores de Infância (na Nova Estratégia Nacional para a Cidadania); é autora do Jogo Didático, direcionado para a Prevenção Primária do Bullying Escolar: “A Brincar e a Rir o Bullying Vamos Prevenir” e do “Playing and Smiling the Bullying Let’s Prevent”, com o qual ministra como Educadora Social Workshops, assim como apresentações do instrumento didático, de Norte a Sul do país, incluindo ilhas e estrangeiro.
Lurdes Pereira
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)