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ISCE Douro

 

Despacho n.º 4348/2020, Diário da República, 2.ª série – N.º 71 – 09 de abril de 2020

 

| Coordenação

| Número de Vagas

Prof.ª Doutora Marlene Barra 

25

 

| Apresentação do Curso


O Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens pretende preparar os estudantes para apoiar, orientar e supervisionar crianças e jovens, em contextos educativos e sociais diversificados, com vista à promoção do bem-estar, da aquisição e desenvolvimento de competências e da cidadania.

 

| Acreditação do Curso


Registo na DGES n.º R/Cr 15/2020 de 17-03-2020

 

| Grau ou Diploma Conferido


Diploma de Técnico Superior Profissional

 

| Condições de Ingresso


Áreas relevantes para ingresso no curso:

Uma das seguintes áreas

  • Português

  • Filosofia

  • Psicologia

  • Sociologia

  • Matemática Aplicada às Ciências Sociais

  • História

  • Geografia


Cumprir uma das seguintes condições:

  • Ser titular de um curso do ensino secundário (com ou sem provas de ingresso) ou de habilitação legalmente equivalente;

  • Ter obtido aprovação nas provas dos Maiores de 23 anos;

  • Ser titular de um CET ou de um grau de ensino superior, tendo em vista a requalificação profissional.

 

| Objetivos de Aprendizagem


Os profissionais com o curso de Acompanhamento de Crianças e Jovens  encontram-se preparados apoiar, orientar e supervisionar crianças e jovens, em contextos educativos e sociais diversificados, com vista à promoção do bem-estar, da aquisição e desenvolvimento de competências e da cidadania

No final deste curso o estudante propõe-se a ser capaz de:

  • Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens.

  • Fazer avaliação diagnóstica e contínua das necessidades de desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor com o envolvimento dos diferentes agentes educativos com responsabilidades na educação.

  • Promover, supervisionar e avaliar o impacto das interações e relações interpessoais estabelecidas entre os membros da instituição das famílias, das crianças e dos jovens.

  • Planificar, implementar e avaliar projetos de apoio a crianças e jovens.

  • Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio a crianças e jovens.

  • Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio a crianças e jovens.

  • Promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças e jovens.

 

| Saídas Profissionais


Os Técnicos Superiores em Acompanhamento de Crianças e Jovens poderão exercer funções profissionais diferentes instituições, a saber: Centros Sociais e Comunitários; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; Agrupamentos de Escolas; Instituições Particulares de Solidariedade Social; Centros de Atividades de Tempos Livres; Secções de Atividades de Animação e de Componente de Apoio à família; Associações Sociais, Culturais e Desportivas e Recreativas, entre outras

 

| Plano de Estudos

 

UNIDADE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA

ECTS

1.º Ano / 1.º semestre

Pedagogia e Modelos de Formação  

  25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial)

3

Psicologia do Desenvolvimento

  25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial)

3

Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos de Apoio às Crianças e Jovens

  30 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial)

4

Técnicas de Expressão e Comunicação em Português

  60 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

8

Fundamentos da Matemática

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

Ecologia e Educação Ambiental

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

1.º Ano / 2.º semestre

Educação Artística

  48 (prática laboratorial)  / 12 (orientação tutorial)

6

Introdução à Sociologia da Educação

  25 (teóricas)  / 5 (orientação tutorial)

3

Atividade Física e Desportiva

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

Oficina da Leitura e Escrita

  30 (prática laboratorial)  / 10 (orientação tutorial)

4

Diversidade e Inclusão

  25 (teóricas)  / 5 (orientação tutorial)

3

Análise da Prática e dos Contextos Profissionais

  60 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

8

2.º Ano / 1.º semestre

Formação Pessoal e Social

  30 (teóricas)  / 10 (orientação tutorial)

4

Técnicas de Animação e Dinâmica de Grupos

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

Oficina de Pesquisa e Experimentação

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

Prevenção de Comportamentos de Risco em Crianças e Jovens

  45 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

6

Modelos de Intervenção Profissional

  60 (prática laboratorial)  / 15 (orientação tutorial)

8

2.º Ano / 2.º semestre

Estágio

  735 (estágio)  / 55 (seminário)  / 20 (orientação tutorial)

30

 

| Documentos


| Contactos

Coordenação: Prof.ª Doutora Marlene Barra  

Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.


 

Lurdes Pereira 
Ondina Monteiro


secretaria@iscedouro.pt


255 318 550

(chamada para rede fixa nacional)


| Entidades Parceiras