Despacho n.º 4348/2020, Diário da República, 2.ª série – N.º 71 – 09 de abril de 2020
| Coordenação |
| Número de Vagas |
Prof.ª Doutora Marlene Barra |
25 |
| Apresentação do Curso
O Curso Técnico Superior Profissional em Acompanhamento de Crianças e Jovens pretende preparar os estudantes para apoiar, orientar e supervisionar crianças e jovens, em contextos educativos e sociais diversificados, com vista à promoção do bem-estar, da aquisição e desenvolvimento de competências e da cidadania.
| Acreditação do Curso
Registo na DGES n.º R/Cr 15/2020 de 17-03-2020
| Grau ou Diploma Conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional
| Condições de Ingresso
Áreas relevantes para ingresso no curso:
Uma das seguintes áreas
Português
Filosofia
Psicologia
Sociologia
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
História
Geografia
Cumprir uma das seguintes condições:
Ser titular de um curso do ensino secundário (com ou sem provas de ingresso) ou de habilitação legalmente equivalente;
Ter obtido aprovação nas provas dos Maiores de 23 anos;
Ser titular de um CET ou de um grau de ensino superior, tendo em vista a requalificação profissional.
| Objetivos de Aprendizagem
Os profissionais com o curso de Acompanhamento de Crianças e Jovens encontram-se preparados apoiar, orientar e supervisionar crianças e jovens, em contextos educativos e sociais diversificados, com vista à promoção do bem-estar, da aquisição e desenvolvimento de competências e da cidadania
No final deste curso o estudante propõe-se a ser capaz de:
Planificar atividades pedagógicas, lúdicas, extracurriculares e de tempos livres especialmente orientadas para o desenvolvimento pessoal e social das crianças e jovens.
Fazer avaliação diagnóstica e contínua das necessidades de desenvolvimento cognitivo, socio-afetivo e psicomotor com o envolvimento dos diferentes agentes educativos com responsabilidades na educação.
Promover, supervisionar e avaliar o impacto das interações e relações interpessoais estabelecidas entre os membros da instituição das famílias, das crianças e dos jovens.
Planificar, implementar e avaliar projetos de apoio a crianças e jovens.
Conceber, produzir e desenvolver recursos educativos de apoio a crianças e jovens.
Integrar equipas multidisciplinares com funções orientadas para o apoio a crianças e jovens.
Promover o bem-estar global e a formação pessoal e social das crianças e jovens.
| Saídas Profissionais
Os Técnicos Superiores em Acompanhamento de Crianças e Jovens poderão exercer funções profissionais diferentes instituições, a saber: Centros Sociais e Comunitários; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; Agrupamentos de Escolas; Instituições Particulares de Solidariedade Social; Centros de Atividades de Tempos Livres; Secções de Atividades de Animação e de Componente de Apoio à família; Associações Sociais, Culturais e Desportivas e Recreativas, entre outras
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR |
CARGA HORÁRIA |
ECTS |
---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre |
||
25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos de Apoio às Crianças e Jovens |
30 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) |
4 |
60 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
8 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
1.º Ano / 2.º semestre |
||
48 (prática laboratorial) / 12 (orientação tutorial) |
6 |
|
25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
30 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) |
4 |
|
25 (teóricas) / 5 (orientação tutorial) |
3 |
|
60 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
8 |
|
2.º Ano / 1.º semestre |
||
30 (teóricas) / 10 (orientação tutorial) |
4 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
45 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
6 |
|
60 (prática laboratorial) / 15 (orientação tutorial) |
8 |
|
2.º Ano / 2.º semestre |
||
735 (estágio) / 55 (seminário) / 20 (orientação tutorial) |
30 |
| Documentos
| Contactos
Coordenação: Prof.ª Doutora Marlene Barra
Marlene Barra é Licenciada em Educação de Infância com especialização em Metodologia e Supervisão em Educação Infantil e Básica Inicial, possui Mestrado em Sociologia da Infância e Doutoramento em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Enquanto consultora técnico científica contribui para vários projetos internacionais junto da UNICEF, Banco Mundial, Cooperação Portuguesa, entre outros - sobretudo nos países de língua oficial portuguesa (São Tomé e Príncipe, Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste). É investigadora colaboradora no Centro de Investigação em Estudos da Criança, com foco na situação da Infância dos países periféricos na intersecção dos Estudos da Criança e Estudos Pós-coloniais. Nas atividades de desenvolvimento de capacidades, formação científico tecnológica e docência no ensino superior, tem como objetivo profissional global a melhoria dos serviços, programas e políticas direcionadas às crianças e suas famílias.
Lurdes Pereira
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)