| Coordenação | | Número de vagas |
Prof.ª Doutora Vera Ribeiro | 17 |
| Apresentação do Curso
O Curso Técnico Superior Profissional em Design de Jogos e Animação Digital procura atender às necessidades de formação de futuros profissionais com conhecimentos, aptidões, técnicas e atitudes capazes de intervir para uma sólida formação profissional e qualificação da população como resposta às metas europeias, nacionais e locais com o aumento da formação, qualificação, percentagem de diplomados com cursos profissionais/profissionalizante até o ano 2030, bem como procura também responder ao “Estudo diagnóstico de necessidades de qualificações e definição de uma estratégia de apoio ao desenvolvimento do sistema educativo e formativo da Região Tâmega e Sousa”.
| Sítio Web do Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia
Para conhecer melhor o Departamento de Tecnologias, Artes e Multimédia do ISCE Douro, a nossa equipa, as atividades que desenvolvemos e outras informações, contacte-nos.
| Acreditação do Curso
Registo na DGES n.º R/Cr 55/2023 de 23-08-2023
| Grau ou Diploma Conferido
Diploma de Técnico Superior Profissional
| Condições de Ingresso
Cumprir uma das seguintes condições:
- Ser titular de um curso do ensino secundário (com ou sem provas de ingresso) ou de habilitação legalmente equivalente;
- Ter obtido aprovação nas provas dos Maiores de 23 anos;
- Ser titular de um CET ou de um grau de ensino superior, tendo em vista a requalificação profissional.
Áreas relevantes para ingresso no Curso:Uma das seguintes áreas
- Matemática
- Português
- Desenho
- Geometria Descritiva
- História e Cultura das Artes
| Objetivos de Aprendizagem
O profissional formado na área de Design de Jogos e Animação Digital encontra-se apto para conceber, planear, implementar e executar animações digitais tridimensionais, de forma inovadora e criativa, utilizando os métodos, os materiais, as técnicas e as ferramentas adequadas e de acordo com o âmbito dos projetos a criar (cinematográficos, televisivos, videográficos, entretenimento (jogos), institucionais e publicitários).
| Saídas Profissionais
- Projetar modelações e animações 3D
- Conceber e construir modelos tridimensionais de objetos, ambientes e personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais
- Implementar, integrar, compor e publicar animações 3D
- Analisar, criar, manipular e utilizar animações digitais multimédia
- Organizar, dirigir e acompanhar projetos de animação ou jogos desde a sua fase de conceção até à criação do produto final, de acordo com os critérios técnicos adotados e os requisitos artísticos exigidos
- Desenvolver jogos digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas
- Projetar e desenvolver jogos digitais
- Desenvolver conteúdos multimédia de qualidade de modo a serem integrados em jogos e ou animações digitais
- Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos
- Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados aos jogos e animações digitais
- Planear, conceber e desenhar jogos digitais atrativos e com criatividade, capazes de retratar emoções e comportamentos humanos
| Plano de Estudos
UNIDADE CURRICULAR | CARGA HORÁRIA | ECTS | |
---|---|---|---|
1.º Ano / 1.º semestre | |||
Algoritmia | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Desenho de Personagens e Cenários | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Desenho I | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Design de Comunicação | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Design e Composição Gráfica | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
História dos Jogos e da Animação | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Comportamento Organizacional | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
1.º Ano / 2.º semestre | |||
Tecnologias de Animação e Jogos Digitais | 45 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 5 | |
Animação para Jogos Digitais I | 45 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 5 | |
Introdução à Álgebra Linear | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Desenho II | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Inglês Aplicado às Tecnologias de Informação | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Desenvolvimento de Software | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Programação e Animação para Web | 45 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 5 | |
2.º Ano / 1.º semestre | |||
Animação para Jogos Digitais II | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Áudio e Vídeo | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Desenvolvimento de Jogos Digitais | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Design de Comunicação Digital | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Narrativa e Interface | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
Projeto de Jogos e Animação | 50 (prática laboratorial) / 10 (orientação tutorial) | 6 | |
Psicologia das Emoções | 35 (prática laboratorial) / 5 (orientação tutorial) | 3 | |
2.º Ano / 2.º semestre | |||
Estágio | 810 (estágio) | 30 |
| Documentos
| Contactos
Coordenação: Prof.ª Doutora Vera Ribeiro - vera.ribeiro@iscedouro.pt
Doutora na área das Ciências da Comunicação pela Universidade de Valladolid em Espanha, título reconhecido pela Universidade do Minho, Portugal. Mestrado em Produção Audiovisual pela Universidade de Alcalá, em Madrid, Espanha e Mestrado em Design, pela London School of Design and Marketing, Londres, Reino Unido. Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid, Espanha, em Comunicação Audiovisual e Publicidade. Pós-graduanda em Ensino à distância no Ensino Superior.
Lurdes Pereira
Ondina Monteiro
secretaria@iscedouro.pt
255 318 550
(chamada para rede fixa nacional)